"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



21 de janeiro de 2009

Comecei 2009 com excelentes leituras...

... de fato, terminei 2008 com excelentes leituras!!
1968 O que fizemos de nós, do Ventura, é uma obra no mínimo intrigante! A sutileza com que aborda fatos da atualidade comparados aos acontecimentos marcantes de 68 é a mola da obra. O que me surpreendeu mesmo no livro foi o depoimento do Cesinha! Com lucidez, e pouco 'ideologismo', vai destrinchando sua história (e que história!) e apontando para um Brasil que raramente vemos abordado, hoje. Por outro lado, me decepcionei (mais uma vez!) com o Franklin Martins; seu depoimento é fraco e exibicionista, carnavalesco, até; em compensação, o do Gabeira é muito bom! Merece aplausos o Zuenir, escritor que já tinha me sacudido com 1968 O ano que não terminou e com Minhas Histórias dos Outros, volta com tudo para repensar os acontecimentos dos últimos 40 anos!!
Voltando ao início... comecei 2009 com excelentes leituras: o primeiro livro do ano foi o surpreendente A Cabana (J.P.Young). Apesar de não parar nas prateleiras das livrarias e de estar bem cotado nas listagens de mais vendidos, o comprei de forma despretensiosa, achando que era muito confete pra pouco conteúdo... Grande surpresa... a história é muito envolvente... instigante! Mesmo assim, e embora no final do livro haja uma solicitação de 'corrente' pra alavancar a obra (!!), deve-se ter cautela... Pela espiritualidade, marca pelos valores que o homem perdeu; ensinou-me a enxergar de forma diferente o perdão...
Em seguida, li O vendedor de sonhos (Augusto Cury). Que delícia de livro!! Envolvente do primeiro ao último capítulo, é daqueles que se devora!! Deixei várias páginas marcadinhas para reler... Sem mais comentários! Deixo por conta da tua curiosidade buscá-lo... Merece cinco estrelas!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário