"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



12 de fevereiro de 2009

* Amizade *

Fui hoje à casa de uma amiga que adora novelas. Não uma amiga qualquer... é daquelas que se leva para a vida inteira! E olha que há pouca coisa em comum entre nós... mas faz 32 anos que convivemos - entre idas e vindas, mais dela que minhas - e isso é tempo suficiente para que se conheça alguém. Então, o que tem a ver ela ser minha amiga mais antiga e gostar de novelas? É que gostos são indiscutíveis (isso é fato, todo mundo sabe!) e eu odeio novelas!! Aliás, odeio TV... só assisto aos telejornais para não me tornar uma alienada (se bem que de vez em quando gostaria de ignorar alguns fatos...).
Acontece que no meio de uma conversa ela perguntou se eu conhecia o outro livro do Kahled, o do Caçador de pipas, e eu fiquei super feliz! Mesmo eu não sendo simpatizante de novelas, redescobri que ela é uma simpatizante do mundo dos livros e tinha lido o estupendo O Caçador de pipas. Ah... e como eu sofri com essa leitura... como chorei! Ele me deixou tão angustiada que eu até hoje não assisti ao filme (e ainda não pretendo!)... não consigo me imaginar passando por tudo aquilo de novo!! Mas já não aconteceu da mesma forma com A Cidade do Sol. É muito bom, também mexe com o leitor, mas não o considerei tão intenso como o anterior.
Isso tudo também me fez pensar que eu detesto não ter os livros que leio! Já perdi muitos emprestando, principalmente para alunos, mas ainda assim prefiro comprá-los a tomá-los emprestado. Agora mesmo, minha amiga queria ler A Cidade do Sol e eu não o tenho!! Ela vai ficar na vontade até que encontre alguém que o tenha... Ou seja, preciso comprá-lo, urgentemente! É uma linda e triste história de amizade entre duas mulheres e ela precisa ler!
Isso tudo, associado ao fato de ela ter me contado alguns detalhes da nova novela da Globo, ainda me fez lembrar de outra história de amizade: o comovente A distância entre nós, de Thrity Umrigar. A história se passa na Índia e traz como protagonistas duas mulheres que se sabem muito próximas, mas ao mesmo tempo são separadas pela classe social, o que não só as distingue, como também marca seus destinos.
Quando o tema é amizade, qualquer dos três é uma boa pedida... mas se queres decidir qual o melhor, arregaça as mangas e... bon voyage!

4 comentários:

  1. Lú adorei o blog é isso ? confesso que leio pouco mas já peguei umas indicações tuas e digo que vi o filme e li o livro caçador de pipas é como vc disse ( triste ) , coragem não tinha pra ver o filme .( fiquei mais triste ainda )..mas arrisquei... bj... :)

    ResponderExcluir
  2. Lu, adorei o blog!! Ja faz algum tempo que li A Cidade do Sol, e concordo com tuas palavras, é fascinante! Já o Caçador de Pipas eu apenas vi o filme, mas já da para perceber que é muito triste. Beijos, Julia

    ResponderExcluir
  3. Luu, adorei teu bolg, ta lindo demais! Queria falar que A cidade do sol foi um do únicos livros que li do início ao fim e recomendo, é perfeito, chorei muuito mas não queria que ele terminase! Agora quero ler O caçador de pipas!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Querida Lu, teu blog é um guia perfeito para quem aprecia a leitura, me identifiquei bastante por aqui. Queria comentar que o livro A cidade do Sol foi o 2º livro que mais tocou na minha alma, talvez porque eu não tenha lido O caçador de Pipas. E, como também gosto de possuir os livros que leio, desde que o vi na vitrine, fiquei um mês economizando para poder ter a sensação de dizer que eu o mereci. Agora, sempre que eu estiver com vontade de ler algo diferente, vou dar uma passadinha por aqui. Um beijo Lu. Te adoro.

    ResponderExcluir