"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



5 de fevereiro de 2009

Quando a ficção se mistura à realidade...

Nesse período enlouquecedor em que não tive livros para ler (estava em Santa Vitória e não sobrou nada na bagagem!!), fiquei repensando sobre os mais mais, sabes?!? Aqueles que ficam gravados, que deixam marcas tão fundas a ponto de, às vezes, te perguntares qual a fronteira entre a realidade e a ficção... e resolvi que escreveria especialmente sobre um deles!
Precisamos falar sobre o Kevin (Lionel Schriver) é um daqueles livros de perder o fôlego!!! Lembro bem das sensações que tive ao lê-lo: angústia crescente, ansiedade, medo, vergonha, raiva... tudo misturado! Na descrição de uma típica família norte-americana, a autora nos faz encarar um drama social - os assassinatos nas escolas, provocados pelos adolescentes - que não é menos familiar: o foco na mãe de Kevin, o assassino. Mas não penses que é um relato melodramático, choroso, pintando uma mãe desolada por não saber onde errou... é um texto seco, sem enfeites no que concerne à alma humana, apresentado através de cartas - como se a mãe as fosse escrevendo diariamente a um marido ausente - em que ela nos mostra o filho desde o nascimento até a entrada na idade adulta, já preso pelos crimes que cometera.
Nada, em nenhum momento nos meus anos todos de leitora, me preparou para o que encontrei em Precisamos falar sobre o Kevin!! Nada me preparou para a difícil tarefa da ler a crueldade humana escancarada... para a maldade que a autora mostrou nascer com o homem... para o egoísmo e o sadismo transbordantes em Kevin... Choca! Maltrata! Faz pensar!
Todos os pais deveriam lê-lo! Pois é quando a ficção se mistura à realidade que vemos quão boa é uma obra... e nada alivia o peso da descoberta final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário