"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



3 de abril de 2011

Johaben - Diário de um construtor do templo


A história de Johaben (Record) é uma das mais incríveis que já li! Consegue ser a um só tempo fascinante - principalmente em razão de conter poderosos mistérios - e cansativa - por ocasião das inúmeras passagens descritivas, tanto dos ambientes quanto das sensações que envolvem a mudança do jovem Joab para Johaben.

É difícil encontrarmos romances brasileiros modernos de qualidade e que abordem uma pesquisa histórica tão ricamente trabalhada como esse de Zé Rodrix. Tenho lembranças do autor, da época de minha infância e adolescência, na música, como em Soy latino americano ou Casa no campo, mas jamais o havia associado à literatura. Fiquei encantada!

A habilidade com que ele pinta as personagens ou com que relata a busca por um deus para chamar de seu, o início da história da maçonaria, as razões por trás de mentiras e assassinatos, o renascimento do homem e sua relação com a pedra... são todos elementos que exercem função de manter o leitor preso à narrativa!

Agora preciso ler os outros dois volumes da trilogia pra continuar acompanhando as aventuras e descobertas de Johaben rumo ao novo mundo, onde as aves têm penas longas e azuis e a madeira tem seu cerne vermelho, capaz de tingir as mãos de quem a tocar...

3 comentários:

  1. Muito bom o Blog Lu, as sugestões não poderiam ser melhores. Vou te deixar o meu blog aqui para que tu possa dar uma olhada e opinar no trabalho que estou fazendo, www.marcelohofmeister.blogspot.com Parabens mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Lu! Dei pra minha mãe ler Precisamos Falar Sobre o Kevin e o livro tocou ela da mesma maneira que tu disse que te tocou como mãe e pessoa.
    Agora quero dar outro pra ela, mas não sei qual... Sugestões?
    Saudades e beijos.

    ah, as sugestões estão lindas como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito fã do livro. Tem até uma página no facebook que a galera pode usar pra comentar sobre:
    https://www.facebook.com/pages/Johaben-Diario-De-Um-Construtor-Do-Templo/362179960479129

    ResponderExcluir