"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



25 de agosto de 2011

"Comovente. Irônico. Admirável." (Grazia)

De fato, Existem crocodilos no mar (Fabio Geda, Ed. Fontanar) é tudo isso e mais um pouco!

Comovente na medida, sem extrapolar nem cair em melodramas existenciais (que me fariam, certamente, chorar!), apesar do sofrimento impresso em cada partezinha tirada da memória... Irônico no poder da palavra, o que é grandioso no relato, principalmente por vir das lembranças do protagonista... Admirável pelo grau de sensatez a partir da qual a narrativa é apresentada, atendo-se somente ao que importa de verdade ao narrador personagem: os fatos!

Fatos terríveis, inicialmente por ser deixado pela mãe; mais terríveis ainda por ter de se virar sozinho no universo cruel do Afeganistão; ainda piores, pela trajetória seguida por Enaiatollah para fugir de seu destino... encontrando pelo caminho seres que são quase impossíveis de descrever e que talvez por isso mesmo o narrador tenha decidido apenas caracterizá-los com maus e bons!

Espantosamente belo e corajoso! Encantador...

3 comentários:

  1. Vontade de passar por aqui.. Lu, comprei o "Tudo que é sólido pode derreter" para a Nico, de aniversário. Depois que ela ler, irei me associar e ver se leio tb.. Me lembrei de ti lá na vanguarda - pra variar - hehe
    Beeijo
    Carool

    ResponderExcluir
  2. Lu, é Luana Schulz da M13, aqui está o link do vídeo de que tinha te falando:
    http://www.youtube.com/watch?v=3QMVoHOJ5A0

    espero que gostes... beijos!!

    ResponderExcluir