"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



16 de julho de 2009

É tarde para saber...

Depois de tanto tempo fui me lembrar dessa leitura incrível, que tanto me encantou na juventude! É tarde para saber (Josué Guimarães) é um daqueles livros eternos... li aos doze, mais ou menos (até porque não tenho lembranças tão nítidas assim da adolescência!), e reli pelo menos duas vezes nos últimos anos. A temática é básica: um amor impossível! A abordagem é que a distingue de tantas outras histórias do gênero... o período da Ditadura Militar no Brasil (64) e o contraste entre as classes sociais e seus valores: ela é rica e ele, pobre. E o final... bom, o final eu deixo pra tua curiosidade buscar, afinal, é nele que o título faz toda diferença!
Indicação: cinco estrelas!

3 comentários:

  1. Vou ler quando for possível, despertou minha curiosidade.
    Beijos, Lu!

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    O livro realmente é maravilhoso!!Prende o leitor até o fim.. Lida de uma maneira muito sutil com a fase que o Brasil enfrentava naquela época.Uma obra encantadora mesmo..

    OBS.: "até porque não tenho lembranças tão nítidas assim da adolescência! ".. A idade chega pra todo mundo né lu...
    Beijoos.
    Carool

    ResponderExcluir
  3. O assunto me faz lembrar do poema que trabalhamos hoje em aula. Marília de Dirceu, de Tomaz Antonio Gonzaga.

    ResponderExcluir