"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



9 de janeiro de 2010

Literatura é ficção. (ponto!)

Hoje resolvi comentar sobre algo que vem me incomodando ao longo desses 20 anos em que trabalho com literatura: as pessoas teimam em misturar as coisas!
Quando um artista decide CRIAR uma obra, não é papel do leigo dizer a ele o que essa criação deve ou não ter, como ela deve ser abordada, que caráter deve ter... esse é papel exclusivo do artista!
Pois com a literatura isso se dá da mesma forma: o escritor, ao elaborar sua obra, sabe o que deseja abordar, e como deseja, não importando a interferência de quem está de fora! É por isso que existem livros (considerados maravilhosos pela crítica!) que só conseguem ser lidos pelo autor e pelos críticos... o público não sente prazer ao lê-los! Em compensação, existem ouutros que são malhados pela crítica, que sofrem reprimendas terríveis de instituições (e pessoas!), mas que são fabulosos... dão imenso pazer a quem os lê!
  • Onde eu quero chegar?
Um dos pontos claros é este: é óbvio que quando se pensa num "projeto de leitura" o primeiro grande objetivo é despertar no aluno o gosto, a vontade, o prazer de ler... consequentemente, também é óbvio que a escolha recaia sobre livros engraçados, de aventura, com emoção, com "jogos"... que deixem o leitor com vontade de não largar o livro!
Outro ponto: literatura é transfiguração da realidade! Assim, ela pode representar o mundo em que vivemos, delinear traços do espaço e do tempo reais, mas DEVE reinventar a realidade, senão, ela perde sua característica fundamental!
  • Novamente, onde eu quero chegar?
Pessoa! Se eu abrir O símbolo perdido (Dan Brown) com desconfiança por causa do caráter inverossimilhante de alguns relatos, se eu levar "ao pé da letra" algumas informações e alguns dados presentes na obra, e apostar na ficção como realidade... não dará certo... não vou ter prazer com a leitura!! Funcionou do mesmo jeito quando a Super (revista) esmiuçou o livro e revelou o que era verdade (!) e o que não era... legal! A gente fica sabendo, mas não pode mudar um fator importantíssimo: a obra de Dan Brown (essa e todas as outras!) pode não ser uma literatura de excelência (clássica e blá blá blá...), mas é, hoje, uma das obras mais lidas e há uma boa razão pra isso: ELA DÁ PRAZER!!!!!!
Não peço a todos que amem os livros do projeto, mas que deem a eles uma chance! Que primeiro experimentem, sintam se as verdades que tantos apregoam realmente têm valor lá (na ficção!) ou se é possível ler despretensiosamente, pelo simples prazer da leitura! E deixemos as discussões sobre verdades, ritos maçônicos, pirâmides, endeusamento... para os primeiros encontros no ano letivo de 2010! Lá, sim, podes colocar tuas ideias, apontar tua posição, definir tuas interpretações... por enquanto, faz a leitura como a ficção que é... sem maiores divagações!
Aproveita!!!!

8 comentários:

  1. Esse post me pareceu um baita desabafo Lu..
    eiueieuiueiueuei
    Teus argumentos, para mim, estão cheios de razão..
    O único pré-requisito que uma pessoa deve ter ao pegar um livro para ler é: se comprometer a penetrar no mundo do AUTOR de mente aberta, para qe assim, haja o prazer que tu tanto fala no post, ademais..Uma vez ficção, sempre ficção.
    Quando se compreende essa relação: leitor - obra, a leitura se torna saudável..
    Acredito que esse seja o objetivo do Projeto de Leitura:através de uma leitura saudável, explorar,em conjunto, tudo que a leitura tem (e ela sempre tem) a oferecer.
    Lu, dá uma olhada lá no meu blog!
    Beijoo
    Carool

    ResponderExcluir
  2. Luu! To morrendo de saudades tuas, e acebei de dar uma lida no teu post. E posso te dizer que to gostando de ler "O Símbolo Perdido", to achando bem legal e louca pra debater ele em aula. Beeijos, bom resto de férias!
    Franci

    ResponderExcluir
  3. Lu! Que bom que gostaste! Estamos iniciando ainda, mas está divertido. Venho sempre aqui pegar umas diquinhas também! Então, vou aceitar teu conselhosobre O Vendedor...!
    "Se os senhores da guerra mateassem ao pé do fogo deixando o ódio pra trás... antes de lavar a erva, o mundo estaria em paz!" Ótimo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Sou eu o João Manuel, adorei o livro e te deixo meu login como algo a decifrar!

    ResponderExcluir
  5. Que desabafo, Lu!
    Mas concordo com tudo. Estou com saudade.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Querida, Lu!
    Em primeiro lugar quero te dizer que gostei "literalmente" do teu Blog. Somos colegas, professores, só que a minha área é Estudos Sociais. Sou poeta e compositor e participo de Festivais Nativistas há mais de 30 anos. Fiquei feliz com tua escolha de um verso meu do poema "Seiva de vida e Paz" musicado por João Chagas Leite,para fazer parte da tua página virtual, porém, mais feliz ainda me deixarias se colocasses o nome desse singelo poeta como autor do trecho da obra.Pode ser? Me farias este carinho? Então tá... E só para te penitenciar pelo lapso, te condeno a dares uma espiada nos meus poemas, letras e contos do meu "saitchê"! Lá vais conhecer um pouco mais desse teu amigo e colega metido a poeta, tá bueno?
    Um beijo amigo e gracias.Silvio Genro

    ResponderExcluir
  7. O Símbolo Perdido é um livro emocionante, envolvente, inteligentíssimo e perturbador, que cutuca o íntimo do leitor! Adorei, Lu.
    Anônima.

    ResponderExcluir
  8. Lu!
    Já disse mil vezes em aula que não sou fã de Dan Brown, não é o tipo de leitura que me prende. Sou mais da emoção e de ter aquele tédio na leitura que te deixa em lágrimas no final do livro. Tentei não carregar a imagem que eu tive do Código para o Símbolo mas foi inevitável, quando li as primeiras páginas as marcas de Dan Brown foram aparecendo e a leitura que não me chama atenção começou. Concordo com o que tu disse, a crítica nem sempre acerta o gosto dos leitores eu sou um exemplo vivo dissso!
    Beijooo Lu!

    ResponderExcluir