"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



2 de fevereiro de 2011

A elegância do ouriço

Falando em indicações preciosas de leitura, volto a citar minha querida Gabi: A elegância do ouriço (Muriel Barbery, Cia das Letras) é uma delícia!
Em torno da filosofia, da psicologia e de muitas outras ciências que poderiam ser perscrutadas na obra singular de Muriel, o que se lê ali é uma aula sobre a vida em suas várias facetas, meio esdrúxulas às vezes, meio sem pé nem cabeça em outras situações, mas a vida, simplesmente...

Amei tantas passagens do livro que, pela primeira vez em anos (nem quero contar quantos!) não apenas dobrei margenzinhas nas páginas de que mais gostava, fui além: com um lápis (bem fraquinho pra não macular o universo sagrado do livro!) separei frases, parágrafos, pedacinhos de textos que mais tarde - faço questão! - irei dispondo, aos poucos, na margem direita desse blog! Verdadeiras lições sobre o estar no mundo, são reflexos do pensamento e das ações de duas personagens incrivelmente belas: Reneé e Paloma, tão semelhantes num mundo de oposições, tão sábias num universo de ignorância e aparências! Em breve devo reler essa maravilha... enquanto isso, aproveito seus pequenos mistérios!

Obrigada, Gabi!

Um comentário:

  1. (Lu, apaga o outro comentário, nprimeira vez que entrei o texto do post não estava aparecendo.)
    O livro é lindo, poético! Já tinha pensado sobre pessoas que tentam parecer mais inteligentes do que são, mas o contrário? É tão controverso...
    Além da beleza do contexto, o livro me prendeu pelo vocabulário. Com todas aquelas palavras bonitas as páginas pareciam umas pinturas e, confesso, muitas vezes fui até meu dicionário. haha
    Ah, merece, Lu! Nós temos que agradecer ao atendente simpático da Vanguarda que me indicou o livro! Beijão

    ResponderExcluir