"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



10 de fevereiro de 2011

A pirâmide vermelha

O último sucesso de Rick Riordan repete a fórmula já conhecida na série Percy Jackson e os Olimpianos: usar a mitologia - o poder das divindades - só que dessa vez a egípcia! A Pirâmide Vermelha (Intrínseca) é o primeiro livro da trilogia As crônicas dos Kane e traz como protagonistas os irmãos Kane, Carter e Sadie, que contam a história intercalando suas vozes narrativas e um bom humor difícil de manter após as terríveis circunstâncias que presenciaram.
Talvez a tirada mais original do livro seja a maneira como essas vozes dos narradores se intercalam: através de uma gravação digital, que é transcrita pelo autor, os irmãos relatam (com direito a piadas e alfinetadas!) o que passaram a partir da véspera do Natal quando o pai - o famoso egiptólogo Dr. Julius Kane - desaparece ao destruir o Britsh Museum. Os relatos têm um ritmo acelerado e, como os irmãos são adolescentes (ele tem 14 e ela, 12), são marcados pelo mesmo estilo instaurado em Percy Jackson, com muita aventura, trocas de farpas com certos deuses terríveis do Egito Antigo e descoberta de poderes que podem mudar o rumo da vida dos jovens... e da humanidade!
Acredito que o melhor de A Pirâmide Vermelha sejam as relações que se criam entre os deuses do lado leste de New York (os Egípcios) e os que pertencem a Manhattan, numa clara alusão aos deuses gregos de Percy Jackson, o que torna Riordan um autor refinado, dado a ironias (há várias passagens no livro que apontam essa relação!) e capaz de atender às necessidades de seus leitores juvenis... e adultos, também!

Achei que já conhecia tudo que Riordan pudesse contar... ledo engano! Aguardo ansiosamente os outros dois livros da série!

4 comentários:

  1. Oi Lu, tudo bem? Queria te perguntar se conheces algum livro parecido com O Apanhador no Campo de Centeio... com a "mesma" essência? Obrigada, beijos

    ResponderExcluir
  2. Lu! Tudo bem? Que saudade tua.
    Muito interessantes essas séries de livros que envolvem mitologia (qualquer que seja).
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Lu, minha prima querida!
    Recentemente (ano passado) comprei e devorei os livros do meu heroi Percy Jackson. Adorei os livros, ótima indicação tua!
    Tenho certeza que vou gostar dessa nova série do Riordan (grande gênio!) e gostaria de te dizer que a partir de agora vou botar o meu lado escritor pra fora! Vou criar uma história, basicamente com um capítulo por dia, e postá-la no blog. Toda a história terá minha autoria e talvez acompanhada de alguns desenhos, feitos por um colega meu.
    Todos os cenários, nomes, personagens, raças, (simplesmente tudo na história!) começou a explodir na minha mente como uma bomba! Não tive dúvida. Tinha que escrever e contar pra ti!
    Espero que tu leia e acompanhe o meu blog, vou adorar ver teus comentários lá!
    Um beijo, Pedro "Come-livros"
    Obs.: aqui vai o link do blog: http://solemadventures.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Lu!
    Li teu comentário no meu blog.
    Vi (por vi, entenda que já li) o "Heroi Perdido", e sabia dessa nova coleção do Riodan, só vou correr atrás dela! haha
    Um beijo, Pedro "Come-livros"

    ResponderExcluir