"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



7 de novembro de 2009

1984

George Orwell é um escritor controverso. Há quem o ame e quem o odeie! Mesmo sabendo disso - ou até mesmo por sabre disso! - a escolha de 1984 para o projeto do 1° ano é especial! Temos nas três salas um número significativo de bons leitores, capazes de compreender o complexo universo pintado por Orwell há quase um século e fazer disso tema
  • de debates entusiasmados,
  • de relações com a sociedade moderna (em especial com as de regime totalitário),
  • de especulações em torno das motivações do autor,
  • de questionamentos sobre a essência do homem,

e tantas outras quantas forem possíveis... afinal, o livro é encarado como uma distopia (ou utopia negativa) e aponta para um processo que desejamos negar, mas que é factual: a luta do homem para permanecer são diante de uma sociedade doente!

O Sorão tem me ajudado muito com a obra, mas acredito que só atingiremos os objetivos quando nossos alunos questionarem o que está implícito no trabalho desse escritor crítico do começo do século XX! Não afirmo com isso que tenhamos uma resposta pronta... ela deve ser construída em cada novo leitor e discutida pelos grupos, só assim compreenderemos a beleza por trás da obra fantástica (em vários sentidos!!) de Orwell.

14 comentários:

  1. Realmente Lu, George Orwell traz uma leitura complicada, mas muito intrigante.. Tens razão quando dizes que há quem o ame e quem o odeie,em nossas discussões na M.11 já ouvi bastantes críticas e elogios quanto ao trabalho de Orwell.
    Ainda não terminei o livro, mas espero acabá-lo logo para ter minha própria opinião sobre esse autor e seu livro. O Sorão nos deu uma aula especial sobre 1984, o que foi foi maravilhoso, principalmente pra mim, pois foi antes de ter começado a ler a obra...

    Beijoo Lu
    - Teu blog está muito bonito, viu!? -

    ResponderExcluir
  2. Lu querida, confesso que o ínicio da leitura foi mais complicado mas com o passar das páginas, estou entendendo mais a história e aprendendo a gostar dela, espero que seja um ótima projeto e que saia ótimas discussões. Como disse a Maria Carolina, estou louca para terminar o livro e poder participar de tudo isso!
    Grande beijo, Marina.

    ResponderExcluir
  3. Lu, o livro é realmente dificil no início, meio monótono, mas com o decorrer da história vai ficando intrigante eu comecei a me perguntar o que havia por trás de todo aquele universo e fui entendendo, ainda não acabei de ler,mas pretendo o mais rápido possível, estou louca para saber o que vai acontecer e estou realmente gostando..
    obrigada por abrir esse blog e por podermos assim, entender um pouco mais sobre o livro e a lição que o autor quer nos passar.
    beeijoo

    ResponderExcluir
  4. Luuzinha! concordo com as gurias quando elas dizem que o início é complicado, até porque é muito dificil imaginar como uma pessoa consegue imaginar um futuro tão atingido pelas guerras e suas consequencia, e com tecnologias que em sua época recém começavam a se formar! é impressionante.. eu espero chegar logo ao final. e que o livro ou os livros para as férias sejam muito bons! beijos

    ResponderExcluir
  5. Ooi Lu. Pois é, pelo que os meus colegas disseram sobre o livro, eu não ia gostar muito. Mas daí mesmo estando beirando as 100 primeiras páginas a leitura começou a ficar interessante. Estou conseguindo entender agora como Orwell quis mostrar o relacionamento do homem com o resto da sociedade. Talvez eu precise ler o resto do livro com mais calma para poder ter uma opinião melhor.
    Beijos do Vini, gostei muito do teu blog (:

    ResponderExcluir
  6. Lu! O livro no inicio da leitura é um tanto dificil mas ao decorrer da história se mostra interessante, até mesmo um pouco mais emocionante e a leitura passa a ser mais agradável.
    Beijos, Elisa

    ResponderExcluir
  7. Lu, primeiramente seu blog até ta parecendo bom, está muito bonito e interessante (fazendo minhas suas palavras, MOFA fazendo teu blog, hehe) realmente a obra distopica de george orwell, alem de intrigante é inquietante. Não consegui me postar na posição do autor, mas de qualquer forma, ele foi muito feliz em seu livro, a regime abordado no livro é muito interessante e assustador (pois é hopilante, mas possivel). Realmente as observações do Sorão são muito boas, ajuda bastante na interpretação além dele ser muito bom em geografia política. Espero que saiam discussões melhores, na nossa turma particularmente não tem saído muita coisa (fato que se explica bastante pelo periodo que nos foi ofertado) e eu não ajudo, mas o que tem sido posto em pauta é bastante interessante, as tuas colocações sobre o livro também são muito boas, mas não adianta, por melhor que vocês coordenem o seminário, não é fácil sair uma debate interessante com algumas cabeças que tem lá em aula.

    Bj

    ResponderExcluir
  8. Como comentaram aqui, o início foi bem monótono, eu achei que não ia gostar muito do livro, mas quando a história foi desenrolando passei a me interessar mais, particularmente não gostei muito do final, preferia que eles tivessem conseguido derrubar o partido, mas não acontecendo o que eu esperava mostra o real poder que o partido tem e como ele pode comandar as pessoas e literalmente entrar na mente delas.
    beijos lu, adorei o blog :*

    ResponderExcluir
  9. Eu achei o livro bom porque faz pensar, dando mais trabalho ao leitor mas acrescentando algo no fim!
    Te amo Lu! :D

    ResponderExcluir
  10. Lu, nunca vi um livro com tantos lados... Há várias maneiras de interpretar tudo, e Orwell nunca limita o leitor, em nenhum momento.

    ResponderExcluir
  11. Acho que se tivesse um pouco mais tempo, poderia ler o livro com mais calma sem ter tanta pressao. Mesmo assim achei o livro interessante, mas seria melhor, na minha opinião, se o final ele nao tivesse se rendido ao partido, isso foi meio sem graça.

    ResponderExcluir
  12. Lu, eu já tinha vindo ver os comentários do livro 1984, mas quiz terminar pra vir expor minha opinião... Concordo com as pessoas que disseram que no início o livro é meio difícil, com partes monótonas, mas quando a história foi se desenrolando, me interessei muito, é um ótimo livro, porque o leitor consegue ver vários lados, interpretar do seu jeito, e o mais interessante é que já vi muitas pessoas o elogiarem e o criticarem, então mostra que até hoje ele é uma obra muito lida. Não gostei muito do final, mas o foco do livro ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  13. oi lu!! o pior ja passou agora né.. ja fizemos o projeto hehe to brincando.. no começo como todos disseram o livro é meio chato, dificil mas depois acaba se tornando mais interessante.. eu gostei do livro, mesmo tendo que ter um conhecimento geral de mundo.. beijo

    ResponderExcluir
  14. Lu! Adorei trabalhar contigo em mais uma dessas nossas viagens pela literatura! Conta sempre comigo! Beijos do Sorão!

    ResponderExcluir