"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



28 de novembro de 2009

E aí?...

Quantas vezes a gente tem de fazer coisas de que não gosta? (...sempre!)
Quantas vezes a gente tem de passar por situações difíceis a ponto de acreditar que não vai conseguir vencer? (...quase sempre!)
Digamos que essas sejam situações corriqueiras no cotidiano de pessoas comuns, que ora apreciam algo, pra daqui a pouco rejeitar outra coisa parecida! Então, é mais ou menos por aí que vejo o que aconteceu com meus queridos (e teimosos!) alunos no último projeto de leitura: quantas vezes a gente tem de ler uma obra que considera difícil (mesmo que a Lu diga que vale a pena!) e chega ao final com "gosto de quero mais"? Resposta fácil: quase nunca, não é?
Pois afirmo que, a partir de agora, será mais fácil encontrar nesses leitores um bom grupo disposto a evitar pré julgamentos... um excelente grupo menos cético (com menos narizes torcidos!), mais envolvido com as propostas e com predisposição para desvendar o que há de fantástico no maravilhoso universo da literatura!
Posso estar delirando (o que não seria novidade! hehehe...), mas acredito que conquistamos algo novo agora! Meus amados foram finalmente fisgados... estão envolvidos até os ossos... desejam mais, e o bom é que nós sempre temos o que oferecer!

5 comentários:

  1. Poxa Lu..
    Como é bom ler um livro e saber que sempre há alguém disposto a debater ideias contigo. Pelo simples fato de nunca ter desistido de nós, Lu, é que levantamos cedo numa segunda-feira para assistir, no primeiro período, aula de Literatura e que entramos cada vez mais no universo que tu nos proporciona a cada aula. Espero que tenhamos mais dois anos pela frente e, se Deus -ou a Dani mesmo- quiser, em dois períodos semanais, para que possamos aprender, discutir e, se tudo der certo, ser fisgados a cada instante pelo que tu tens a nos oferecer.
    Obs: Sou teimosa mesmo, não nego...Mas acho que não sou a única, né Lu?!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Tenho que concordar contigo, Lu. Em todos os aspectos. Eu, por exemplo, já ouvia o tempo todo a antipatia dos colegas pelo livro, além de eu ter que interromper uma outra leitura (que, por sinal, é maravilhosa, sexta-feira falo contigo sobre o livro na aula) para me concentrar só no projeto.
    Acontece que Admirável Mundo Novo acabou me cativando, talvez pelo carinho que senti de imediato pelo personagem John, ou talvez pela vontade de mandar todos os outros personagens se rebelarem.
    Enfim, mais uma vez, tenho que te agradecer, Lu, por não ter desistido da gente e, mais ainda, por fazer eu me apaixonar por literatura.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Lu, mesmo odiando a nossa matéria do primeiro ano, indo mal nas tuas provas e - segundo tu e somente tu - não dando importância ao que tu falas, aprecio mutio a literatura, qualquer, não tento não ter preconceitos quanto à leitura, mas não tenho o dom de gostar de tudo como tu. Agradeço e te louvo por tudo que tentas fazer com o pouco que lhe é dado, e "a senhora Lu está impossível" como tanto ouvimos em aula, tomara que ano que vem mude algo - principalmente a matéria - e possamos melhorar o desempenho. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Lu, nunca consegui entender (juro que sempre tentei) os que não se permitem dominar pela literatura. Essa vertente da arte que nos faz devanear sobre as palavras é tão bela que chega a ser difícil de acreditar que há quem de forma alguma se interessa.
    Bem, essas pessoas que perdem. E que os próximos sejam bons!!
    Beeijos, Luu amada.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lu! Eu disse que apareceria por aqui, e cá estou, haha. Parabéns, o blog está muito legal. Aproveito para desejar muito sucesso e agradecer por teres me proporcionado o gosto pela literatura e pela escrita. Uma hora eu publico alguns textos num blog desses. Um beijão!

    ResponderExcluir