"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



20 de julho de 2010

Boa companhia: POESIA

O poeta Cassiano Ricardo ofereceu a seus leitores, no Modernismo, um dos mais belos significados de poesia

O que é poesia ?
Uma ilha cercada de palavras por todos os lados.

Assim, poesia - que é uma arte literária e, como arte, recria a realidade - apresenta um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”, de acordo com o poeta Ferreira Gullar.
As turmas do 1º ano do médio têm uma excelente oportunidade de vislumbrar esse universo fantástico da poesia através de duas obras muito diversas, uma que reúne vários poetas contemporâneos : Boa Companhia-Poesia e uma novela, quase romance, de Alessandro Baricco: Seda.
Da exploração do espaço, do ritmo, da métrica e da rima de uma, para a narrativa permeada de conotação da outra, surgem relações entre os universos da prosa e da poesia, leituras intertextuais que permitem explorar esse rico trabalho com a palavra exatamente através da visão modernista de Cassiano Ricardo... No final de tudo, enfim, o questionamento permanece: e pra ti, o que é poesia?

6 comentários:

  1. Sei que não responderei a pergunta que pedisse, mas gostaria de reafirmar a qualidade dos dois livros, ambos mexendo e enchendo de emoções a cabeça do leitor. Para terminar, Lu, para ti, o que e poesia? Os versos de Cassiano Ricardo ou algo mais?

    ResponderExcluir
  2. Lu, eu posso admitir que o meu gênero preferido está longe ser a poesia, talvez por não haver um grande conhecimento por minha parte mas acho uma leitura interessante, complicada que te deixa infitinas idéias totalmente diferentes!
    Eu li o "Seda" duas vezes e na primeira vez eu não gostei muito e foi justamente o que coloquei no trabalho escrito mas a segunda vez euntendi melhor o livro e achei melhor, no "Boa Companhia" eu selecionei alguns autores e algumas poesias, eu gostei da poesia "Cada lugarzinho," de Arnaldo Antunes, Bruno Zeni e Chacal, mal sei explicar o por que de serem esses os meus escolhidos, mas irei ler novamente para que possa ter uma opinião mais formada sobre o assunto e ver outros autores!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi professora, eu achei muito melhor o Seda do que o Boa companhia, pois não consigo interpretar e entender direito as poesias, acho muito complicado, mesmo assim sei que ao mesmo tempo é interessante, mas prefiro continuar só com os outros livros mesmo, que são os que eu gosto! Pra mim poesia é um tipo de arte e é muito bonito, mas não chama a minha atenção por não entender!!! beijos

    ResponderExcluir
  4. Lu, por tua culpa comecei a gostar de poesia. Ainda prefiro a prosa, mas a poesia é um meio mais autêntico de expressão, permite cirar mais. Achei o 'seda' melhor, mas gostei de vários poetas do 'Boa Companhia', Arnaldo Antunes é mesmo perfeito, e Ferreira Gullar também é ótimo! Beijos

    ResponderExcluir
  5. E aí, gente maluca!!!!!
    É... gostar de poesia não é para qualquer um... ainda bem que há mais doidos no mundo pra eu poder partilhar meu prazer! Em especial para o Bira: não há um só conceito de poesia, há ela, apenas ela, que enche nossas vidas de emoção, que nos estraçalha e faz sonhar... pois está em tudo! Como dizia Quintana "A gente ama no ar..."

    ResponderExcluir
  6. Poesia é a construção da própria realidade... hehe

    ou, vai ver, é só inspiração!

    Beijão Lu!

    ResponderExcluir