"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



20 de julho de 2010

O garoto no convés

Nova obra de John Boyne (O menino do pijama listrado!), O garoto... (Cia das Letras) é um livro interessante que lembra muito alguns clássicos, como A ilha do tesouro (R.L. Stevenson) ou Robinson Crusoé (Daniel Dafoe), apostando num garoto de 14 anos como narrador protagonista, empreendendo aventuras inimagináveis no mar! O "fundo" da narrativa é real: uma expedição inglesa, de 1787, com destino ao Taiti, que não retorna à Inglaterra por ocasião de um motim. O garoto (John Jacob Turnstile) é uma figura fascinante! Um ladrãozinho com passado obscuro, o qual vai se revelando aos poucos, que conquista o leitor, da mesma forma que conquista a atenção e o respeito do comandante da embarcação, Capitão William Bligh. Apesar de envolvente, o novo romance de Boyne exige um leitor atento e sem reservas, do tipo que topa enfrentar uma narrativa que cresce aos poucos, como uma verdadeira obra de arte, mas que não tem pressa de acabar!

12 comentários:

  1. Adoro muito esse tipo de livro!!
    Beeijos, Luu amaada!

    ResponderExcluir
  2. Ba curto um monte esse tipo de livro!
    Acho que vo da uma lida nele =D
    beijooss Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu !
    Parece ser bem legal o livro.
    Não sei se estou fazendo deduções sem sentido , mas , notou alguma coisa no nome do menino ?
    Turstile = turn stile = mudar de estilo , mudar de vida.
    Será que é uma pegadinha do autor ou é apenas minha imaginação ?!

    ResponderExcluir
  4. Lu, tu quiseste dizer dica ou lambrança? Bjo...

    ResponderExcluir
  5. Vo da uma lida Lu amada do meu coração!!!! bjs

    ResponderExcluir
  6. Lu, adorei esse livro muito bom mesmo prazeroso de ler :D

    bjo Augusto Krause

    ResponderExcluir
  7. Lu, estou esperando as férias para poder tirá-lo do armário! Depois passo aqui, para discutirmos!

    Beijos, Marina

    ResponderExcluir
  8. É, gurizada! Parece que o John Boyne consegue MESMO cativar o público... Espero que seja prazeroso como foi pra mim! Bjs...

    ResponderExcluir
  9. oi Lu , amei o livro e gostei mais ainda do final ! beijinhos ;@

    ResponderExcluir
  10. Lu! Tem alguma relação com O menino do pijama Listrado? Tenho medo de começar a ler O garoto no convés e ficar comparando os dois já que gostei tanto tanto do primeiro...
    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Olho nas livrarias e sempre fico encarando esse livro, sempre tive vontade de pegar pra ler, mas ficava meio assim, agora vi aqui no teu blog, vou comprar para ler nas férias... parece ser bom pelos comentários e pela sinopse. O menino do pijama listrado já me encantou, pelo que tu disse esse também é cativante :) agora tenho certeza que vou o ler. Obrigada pela dica Lu! bjs

    ResponderExcluir