"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



22 de julho de 2010

"... sentindo aquele perfume mágico de promessa dos livros novos..."

Há tempos me pedem para escrever sobre A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafón, SUMA de Letras), mas não é uma tarefa fácil! Quem pediu sabe que é verdade... Esse livro é tão denso, tão cheio de meandros, que seria simplista demais fazer uma resenha crítica. Ele merece mais!
Há obras que nos encantam, que mexem com nosso âmago, que nos deixam sem fôlego... A sombra do vento é exatamente desse tipo! Gosto dessas sensações... elas ficam para sempre conosco, como elementos fantásticos: a incrível semelhança entre as histórias de Julián Carax e de Daniel Sempere ("Para meu amigo Daniel, que me devolveu a voz e a pena."), os sofrimentos impostos a ambos, a solidão, o vazio ("senti que me pedia pra viver por ele...")... o lado mais "florido" da narrativa, como a beleza de Penélope Aldaya ou de Clara Barceló ou de Nuria Monfort ou de Beatriz Aguilar... a amizade de Fermín Romero de Torres e de Miquel Moliner... a maldade de Fumero... os passeios pela Ramblas ou pelas praias... detalhes de uma Barcelona marcada pelos horrores da guerra e, ao mesmo tempo, pelo fascínio do amor...
Contudo, fica principalmente o momento mágico da descoberta do Cemitério dos Livros Esquecidos ("... o que você vai ver hoje não pode contar a ninguém."), como "uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros", conforme a contracapa da obra... enfim, uma belíssima e eclética narrativa que nos faz lembrar do poder dos livros!
"Enquanto os outros se lembram de nós, continuamos vivos."

3 comentários:

  1. Um dos melhores livros que já li.. Recomendo também "O jogo do anjo", do mesmo Carlos Ruiz Zafón..
    Beijos Lu!

    ResponderExcluir
  2. Tenho dúvida entre este e O Jogo do Anjo, mas com certeza é um dos dois melhores livros que li deste gênero. Não sei se fui eu te "instigou" a postar, provavelmente não, mas de qualquer forma, brigadão, pois fui ao menos mais um hehe... parece que ele pede para ser comentado, falado sobre, debatido, qualquer coisa, mas que o mantenha vivo, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir