"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas." Ferreira Gullar



31 de janeiro de 2012

O Morro dos Ventos Uivantes (Set/2011)

Encontrei um exemplar baratinho de O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë, Leya) e resolvi que deveria reler, afinal, um clássico que torna à fama, não importa por que meios, tem de ser retomado! Eu deveria ter quatorze anos quando o li pela primeira vez e qual não foi minha surpresa quando, ao chegar em casa, me deparei com dois outros exemplares do afamado livro! A releitura foi... cansativa! A narrativa é lenta, com excesso de descrições, muitas idas e vindas sem sentido, os personagens são desprovidos de intensidade... Apesar de Heathcliff ser um bruto e Catherine uma desmiolada, o amor deles deixa marca em ações tão posteriores ao momento no qual surge que acaba perdendo o tom. As dúvidas, os anseios, as críticas... tudo parece forçado demais, como se fossem apresentadas num dramalhão mexicano! Perdoem-me os amantes da obra da escritora inglesa, mas acredito que a passagem do tempo não me permite sentir mais o poder do amor além do tempo e do espaço, mas tinha uma lembrança diferente da leitura da adolescência: eu, de fato, tinha gostado do livro! Dele e de mais algumas pérolas bem divulgadas naqueles anos 70, como as obras de Jane Austen ou Jane Eyre (Charlotte Brontë), o qual pretendo reler em breve!

Um comentário:

  1. Nossa Lu, parece que foi ontem que debatíamos o livro(tu, marco e eu). Desculpa ocupar um comentário para isso, mas realmente me assustei quando li.. Acho que estou ficando velha, hehe. Beijão Lu! Desde já, imensas saudades daquilo que passou e infelizmente não volta mais :(

    ResponderExcluir